terça-feira, 13 de março de 2012

Entrevista com Joelma Mota da Banda da Lorinha

Quem acompanhou o auge da Banda da Loirinha no ritmo calypso entre os anos de 2002 e 2008, certamente recorda-se de Joelma Mota. Durante três anos e meio ela foi a principal vocalista do grupo paraense que atualmente aventura-se no forró. Hoje, aos 37 anos de idade, Joelma reside em Vitória de Santo Antão (PE), gravou e lançou um CD gospel e faz apresentações em igrejas da região Nordeste.

Joelma falou com exclusividade ao Seu Forró. Relembrou os melhores momentos de sua carreira, o declínio da Loirinha e os projetos futuros. Confira a seguir:

Seu Forró: Como você começou sua carreira?

Joelma: Bom, tudo começou como uma brincadeira. Iniciei tarde, aos 22 anos, em uma banda totalmente amadora. Em uma ocasião, nos apresentamos em público, fui vista por alguns músicos de uma outra banda, já profissional. O convite surgiu logo em seguida.


Seu Forró: Por quais bandas já passou?

Joelma: Iniciei na Estrela do Norte, em seguida passei pelas bandas: Vibrantes, Sabor de Mel, Banda G, Capim com Mel, Raio de Neon, Aveloz e Banda da Loirinha. Uma trajetória de 10 anos!


Seu Forró: Como surgiu a oportunidade de integrar a Banda da Loirinha?

Joelma: Na época, havia dado um tempo na carreira. Eu e meu esposo (músico) tínhamos decidido ter uma vida normal (risos). Algum tempo depois, o cantor e compositor Edu Lupa foi morar próximo a nós. Começamos uma amizade e passamos a ter contato constantemente. Após dois anos afastada dos palcos, resolvi voltar a cantar. Pedi ao Edu que me indicasse alguma banda. Então, ele me disse que a Loirinha estava precisando de uma cantora com o meu perfil, fiz um teste e fui aprovada.


Seu Forró: Você teve alguma dificuldade ao começar cantar Calypso?

Joelma: Não, mas eu tive que ensaiar muito, pois sempre cantei forró. Embora não houvesse cobranças para dançar, eu adorava ensaiar com os bailarinos. Tive que me adaptar rápido.


Seu Forró: Você viveu o auge da banda no ritmo Calypso. Por que decidiu sair?

Joelma: Bom, passei três anos e meio na Loirinha. Foi um período de muita luta e superação. Inclusive, falo em meu testemunho sobre o que aconteceu comigo lá. Nunca entendi, mas desde o dia que entrei na banda, nunca fui aceita pelos paraenses. Acho que pelo fato de ser pernambucana e ter o mesmo nome da cantora da Banda Calypso, associavam uma a outra. Eu ia frequentemente orar em igrejas, pois me sentia sufocada e infeliz com tudo aquilo. Depois de tanto pedir mudanças ao Senhor, ele ouviu o meu clamor, e tudo o que eu vivia pedindo, aconteceu. Senti o agir de Deus em minha vida. Não tinha mais sentido continuar na Loirinha.


Seu Forró: Você declarou que não era aceita pelos paraenses, mas o primeiro DVD da banda foi gravado em Belém (PA). Como foi a situação?

Joelma: Na verdade, enquanto estive na Loirinha, eu morei em Belém. Foi uma situação muito tensa. Minha relação com os paraenses só melhorou quando eu estava prestes a deixar a banda.


Seu Forró: Quais foram os momentos que marcaram sua carreira?

Joelma: Olha, um momento muito especial pra mim, foi quando o Ary, empresário da Loirinha, fez uma reunião para mostrar a abertura do nosso primeiro DVD. Eu fiquei muito emocionada, pois não esperava uma produção tão grandiosa. Ficou parecido com um filme americano (risos).


Seu Forró: Na época, como era sua relação com as demais vocalistas: Gil e Elly Feitosa?

Joelma: Com a Gil era muito boa. A Elly passou pouco tempo na banda, logo saiu. O que aconteceu com a Loirinha foi algo muito fácil de compreender. Era um grupo muito dividido. Cada um queria brilhar mais que o outro e isso infelizmente casou grandes perdas a banda.

Seu Forró: Após o seu desligamento, em pouco tempo a Banda da Loirinha encerrou suas atividades pela primeira vez. Você acha que sua saída fez com que a banda falisse mais rápido?

Joelma: Acho que a tendência era decair mesmo. As pessoas rotulam uma imagem para o grupo, e querendo ou não, eu estava ligada a Loirinha. Quando as pessoas perceberam que a formação da banda era outra, ficaram surpresas e insatisfeitas.


Seu Forró: Você acha que faltavam investimentos na Loirinha?

Joelma: Sim, na verdade eram duas bandas: Loirinha e Companhia do Calypso. A Companhia vinha sempre em primeiro lugar. Só depois vinha a Loirinha. Isso atrapalhava um pouco.


Seu Forró: Você já foi convidada para cantar na Companhia do Calypso?

Joelma: Certa vez, substitui a Mylla em um final de semana. Então, a Premier cogitou a possibilidade de vir para a Companhia. Mas eu já estava decidida a deixar a Loirinha. Nada mudaria minha decisão.


Seu Forró: Em uma entrevista cedida ao programa 'TV Fama' da Rede TV, você declarou que já foi convidada para cantar ao lado de Joelma Mendes na Banda Calypso. Como foi essa proposta?

Joelma: Eu e Joelma tínhamos alguns amigos em comum. Ela já me conhecia. Na época, a Yasmin (Filha de Joelma e Chimbinha) havia acabado de nascer. Então, recebi um convite para dividir os vocais com Joelma enquanto ela estivesse de resguardo. Depois seria remanejada para a Amor Perfeito, que pertencia ao Chimbinha. Foi uma proposta muito tentadora. Só decidi ficar na Loirinha, após Ary (empresário) propor trazer meu esposo (baterista) para a banda.

Seu Forró: Atualmente, por onde anda Joelma Mota?

Joelma: Levo uma vida calma. Vivo para minha família! Sempre vou as igrejas, apresentar meu CD, testemunho e falar o que Deus pode fazer na vida dos que o buscam. Hoje sou uma pessoa normal. Não corro mais atrás de fama e sucesso como antigamente. Só quero estar em paz com meu Jesus, louvando e glorificando seu nome.


Você voltaria a cantar Calypso ou Forró se recebesse uma boa proposta?

Joelma: Jamais! Eu fiz um voto ao Senhor. Minha boca só se abre para cantar a Ele.


Seu Forró: O que você acha do declínio do ritmo calypso?

Joelma: Normal. As pessoas tem uma tendência de enjoar das coisas.


Seu Forró: Na época em que a Loirinha gravou seu segundo DVD, surgiram alguns boatos de que você teria problemas de relacionamento com sua parceira de palco, Manú. Houve algum desentendimento?

Joelma: Houve sim. Quando ela veio pra Loirinha, eu já havia me convertido e estava prestes a sair. Fiquei feliz com sua entrada, pois a banda não iria ficar prejudicada após o meu desligamento. Mas ela era muito complicada. Não sabia o seu lugar.


Seu Forró: Ela queria aparecer mais que você?

Joelma: Sim, era muito engraçado (risos). Porém, hoje nós já nos falamos.


Seu Forró: Para encerrar, deixe uma mensagem aos internautas do Seu Forró:

Joelma: Agradeço a todos pelo carinho! Quero dizer as pessoas que gostavam do meu trabalho na Loirinha, que hoje tenho algo melhor para apresentar a vocês! Antes eu cantava, mas não era com a minha alma. Hoje eu canto para a glória de Jesus! Do fundo do meu coração, gostaria que todos entendessem o que é servir a Deus. Deixo a paz do Senhor a todos! Espero que sejam abençoados através do meu trabalho.

Um comentário:

  1. QUE P### E ESSA , ESSA MULHER JA TENTOU SE PASSA PELA JOELMA EU SEI DE COISA QUE ELA FEZ PRA PREJUDICAR A JOELMA ELA ATE MUDOU DE NOME O NONE DELA NAO E JOELMA , EM 2007 ELA DEU UMA ENTREVISTA NO TV FAMA DAREDE TV DETONANDO A MINHA RAINHA ELA NAO VALE NADA ELA E FALSA AGORA SEGUE TEU CAMINHO E LAVA A BOCA PRA FALA DA VERDADEIRA JOELMA FALOU

    ResponderExcluir